Será que Deus interfere em política aqui na terra?

 

Oi, Zezito

 

Como vai amigo? Que saudade de você, das nossas conversas, da sua lucidez e sensatez política. Está tudo bem com você? Dona Sílvia já está ao seu lado? Ela está bem? Desejo que sim. E que você também esteja bem.

Zezito, você já conseguiu se desligar da política? Ou será que daí vocês têm autorização para acompanhar o andar das coisas por aqui, no plano terrestre? Rapaz, as coisas por aqui não andaram muito bem. E não é só por aqui no Brasil não. Em várias partes do mundo as guerras continuam e a extrema-direita não desiste de querer tomar o poder com suas pautas ultraconservadoras e hipócritas.

A coisa tá tão complicada que às vezes dá a impressão de que o mal vai vencer o bem. A intolerância religiosa está a 1.000 graus. Os templos viraram espaços para cultos de ódio e até de preces, veja bem, preces para que Deus atinja determinadas pessoas dos três poderes com doenças graves. Nas igrejas católicas, padres foram agredidos e até Dom Odilo Scherer, cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, foi atacado e chamado de comunista por usar vermelho.

Lembro-me que você dizia, em nossas conversas, que a política era uma via de mão dupla e que, por isso, deveria ter adversários e não inimigos. Mas, desde 2018 isso mudou aqui pelo Brasil. O ódio foi destilado pelo presidente eleito naquele ano, da mesma forma que destilou ódio em todos os anos dos seus medíocres mandatos como deputado federal. Enquanto todos os demais falam em adversário, ele fala em inimigo. E fez com que famílias brigassem entre si, que a fé fosse substituída pela política e que o nome de Deus fosse e seja usado em vão, associado com todo tipo de intolerância e violência.

Muito triste isso. Lembro-me do respeito com que você tratava todas as religiões e que sempre promoveu cultos ecumênicos nas inaugurações e outros eventos que realizou quando prefeito de São Sebastião do Passé. Hoje o correto é dizer culto inter-religioso. Mas esse respeito às religiões passa longe hoje.

E as mentiras que propagam por meio de robôs? Mentiras que ganhou nome de fake news. Arf, Zezito! É demais! Mas insistem que Deus os apoia e repetem as mentiras para transformá-las em verdade. Será que Deus interfere em política aqui na Terra? Vocês falam sobre isso aí no outro lado do caminho? Se souber de algo me diga de alguma forma, tá? Eu acredito que não. 

Como disse Dom Scherer, que conhece muito da história política do mundo, assim como você, parece que estamos revivendo os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. Quem é sensato, sabe as consequências do fascismo. Assim como sabemos as consequências do fundamentalismo religioso. Mas muita gente não sabe nada da história do mundo e nem do Brasil, pois não se interessam em ler outra coisa que não sejam as mensagens que recebem dos robôs pelo Whatsapp e Telegram. 

Não sei como você, aliás, vocês observam tudo o que acontece conosco, que ainda estamos encarnados. Peço sempre serenidade, sabedoria e coragem para todos nós que ainda caminhamos no plano terreno. Serenidade e sabedoria, aliás, são artigos em falta por aqui. 

Contrariando a expectativa desse homem e seus fanáticos seguidores, Lula foi levado de novo à presidência. Uma luz de esperança acendeu para muitos de nós. Mas fez crescer a ira dos fanáticos que dizem que Lula vai trazer o comunismo para o Brasil. Nem lembram que o PT já governou por 16 anos e o país não virou comunista. Isso é conto de carochinha mas eles não percebem. 

Acredita que depois de uma semana da posse de Lula os seguidores desse cara do mal invadiram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional (Câmara e Senado)? Depredaram muita coisa com a conivência daqueles que deveriam proteger esses espaços em Brasília. Um prejuízo enorme. Muitos já estão presos e outros ainda serão. Eles estavam há meses acampados diante dos quartéis, exigindo que as Forças Armadas impedissem Lula de tomar posse. 

E o tal homem chamado de mito que estimulou essa ideia de golpe? Foi se esconder nos Estados Unidos sem nem mesmo passar a faixa para Lula. Você imagina o porquê, né? Não voltou até agora (fevereiro 2023).

Amigo, desculpe por ter falado tanto de política nesta cartinha. Mas é porque sinto muito a falta dos nossos bate-papos sobre isso. 


Pra não dizer que só falei de política, deixe-me falar de minha vida. Roberto está bem. Não sei se lhe falei, mas desde 2019 sou mãe oficial (afetiva) de Kaká. Na certidão dele agora tem o nome da mãe biológica e o meu. E também sou avó há 3 anos de Leon. Um menino serelepe, inteligente e conversador. Fala pelos cotovelos igual a mim.  Meus pais seguiram aí para o outro lado do caminho. Mamãe em 2014 e papai em 2017. Convivemos aqui com muita saudade, mas também com muito amor e gratidão. 

Depois de muito trabalhar, sem hora pra parar, saí da comunicação da Defensoria e estou me dedicando a captar recursos para esta instituição tão essencial  para as pessoas que nem mesmo sabem que tem direitos. Estou dando minha contribuição desde 2015, mas já estive lá também de 2007 a 2010. Com isso passei a cumprir um horário menos exaustivo que faz sobrar tempo para a família e para meus projetos. 

Assim, consegui lançar em novembro de 2022 o meu primeiro livro - Amor em Pedaços, com declaração pública do meu amor por Roberto, em forma de poesia. Estou enviando mentalmente para você e dona Sílvia, que também viveram aqui um amor lindo e companheiro. Em breve terei mais um publicado, com memórias afetivas da infância de mais de 150 pessoas de quatro gerações diferentes. E outros estão a caminho na minha mente fértil.

Fui a São Sebastião poucas vezes depois que você partiu. Não sinto mais como se fosse a mesma cidade que você tanto amou. Mas falo de vez em quando com algumas pessoas, como Cátia Garcez, que continua firme na propagação da cultura por lá e até lançou recentemente mais um livro. 

Todos os boletins que fiz no seu mandato estão guardados. Nosso amigo Jair disse que estão se organizando pra montar um memorial sobre você e quer esse material. É o registro do trabalho excelente que você fez nos oito anos comandando aquele Município. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com você. Mais que isso, de termos nos tornado amigos com profunda sintonia. Por isso sinto falta de ouvir sua voz inconfundível no telefone dizendo "Vandinha, tudo bem? Queria trocar uma ideia com você". 

Um grande abraço com muita saudade, amigo. Dê um abraço e lembranças minha para dona Sílvia. Fique em paz por aí que farei todo o possível para ficar em paz aqui também. Que Deus abençoe a todos nós, aqui e aí.

Vanda.


Comentários

  1. Parabéns Vandinha,
    Belas palavras….
    Tenho muita saudade não só da pessoa, do amigo, da referência, mas do grande gestor, que muito me ensinou.
    Com toda a inovação, as ideias dele continuam atualizadas.
    Outra coisa é certa, como é fácil esquecer da história?
    Vamos ter que criar o CENTRO CULTURAL ZEZITO PENA, não apenas para homenagea-lo, mas para servir de exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi de Jair Romualdo

    ResponderExcluir
  3. Caso queira comentar escolha a opção NOME/URL para isso. Depois é só colocar seu nome para que eu saiba quem comentou e possa responder.

    ResponderExcluir
  4. Vandinha, você é espetacular. Parabéns pelo belíssimo texto. Inesquecível “Seu Pena”.

    ResponderExcluir
  5. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Caso não saiba a opção de postagem, clique na setinha ao lado de COMENTE AQUI, escolha NOME/URL e preencha só o seu nome, para que eu possa lhe responder.

Postagens mais visitadas