Que meu espírito voe livre e possa abraçar mamãe no céu

Oi, mamãe

 Desculpe por estar a tanto tempo sem enviar uma cartinha pra senhora no céu. Espero que a senhora tenha recebido as vibrações de amor, gratidão e saudade que envio diariamente, olhando com carinho aquela foto em que a senhora está com papai.

Tenho muitas saudades, mas acho que a senhora sabe disso. Não dizem que, quando se está no lado espiritual, periodicamente se tem autorização pra ver seus amados? Não sei se é verdade, mas espero que seja. Assim posso manter minha certeza de que a sua ligação com o Roseiral é de encarnações passadas e para outras, futuras.

Todas as noites, antes de dormir, em minhas preces peço a Deus que permita que meu espírito encontre o seu enquanto meu corpo dorme. Sonhei com a senhora cinco vezes desde que cruzou o outro lado do caminho; a última foi recentemente. Queria muito ter sonhado mais, encontrá-la durante uma viagem astral, como Barbosa faz. Ao mesmo tempo em que sinto inveja fico feliz por ele poder nos trazer notícias suas.

Desde a última cartinha muita coisa aconteceu e quero lhe contar. A senhora sabe que sempre gostei de ler e de escrever, né? Sabe também que eu tinha vários projetos de livros iniciados e engavetados por falta de tempo. Como a responsabilidade no trabalho consumia muito do meu tempo, além do horário comercial, ao chegar em casa eu não tinha ânimo de abrir o notebook e retomar os projetos. Mas tudo mudou há um ano, quando mudei de função dentro da Defensoria. Acredite: a primeira vez que saí logo depois das 17 horas e pude ver o pôr do sol fiquei muito emocionada. Há anos isso não acontecia. Eu, como uma pessoa viciada em trabalho como papai, não me permitia. Já pedi desculpas a mim mesma e a Roberto, que ficou muito tempo sem ter minha companhia por mais horas em muitos, muitos dias.

Vamos à novidade? Sei que a senhora vai ficar tão feliz quanto eu. Mamãe, estou com dois livros sendo finalizados para lançamento. Dois de vez, acredita. Tou com um sorriso permanente de orelha a orelha. 

Como me acostumei a entrar em sites de editoras pra ver como trabalhavam e que tipo de livro lançavam, descobri que a Caravana Grupo Editorial estava selecionando originais de livros de poesias. Corri logo pra minha caixa em que guardo as cartas de Roberto, meus diários e meus cadernos de poesias. E não é que eu já tinha um livro pronto com um monte de poesias. Decidi que ia selecionar apenas as que fiz pra Roberto e escrevi mais algumas. Depois de tudo pronto, mandei pra editora e meu livro foi selecionado. Eita, mamãe, meu coração quase sai pela boca de tanta alegria. 

Tem mais. Lembra das nossas conversas sobre sua infância e as brincadeiras que gostava, lá em Viração? E então... Fiz nova pesquisa com muita gente sobre as lembranças delas. Depois, com a mente mais leve, consegui retomar o projeto sobre brincadeiras de criança e finalizei meu livro. São memórias afetivas de mais de 100 pessoas, de diversas idades, que se juntaram às suas, às de tia Neném e Abel, e às minhas. Modéstia à parte, eu achei lindo tudo o que tem nos 15 capítulos. Será lançado pela Editora Noir (a gente fala "noar" porque é uma palavra francesa). Se Deus quiser, e Ele há de querer, lançaremos os dois livros ainda neste ano. Ai ai...

Agora vamos falar do seu bisneto. Leon completa 3 anos neste mês de outubro, dia 16. Ele fala pelos cotovelos, que nem eu. Riu, né? Outro dia ele saiu da varanda pra ir ver o que o vovô dele tava fazendo no portão. Eu continuei sentada e danadinho virou pra mim e disse "pode ficar aí descansando, sua barulhentazinha". Eu ri muito. O sujo falando do mal lavado. Nosso netinho tem vindo quase toda sexta-feira, além do domingo à tarde. Roberto vai buscá-lo na escolinha. Quando Leon quer brincar com os carrinhos no tapete do quarto dele (o quarto de Kaká), me puxa pela mão pra ficar com ele. E aí, tome fantasia. Como eu, ele cria um monte de personagens e histórias. Também adora pintar e se pintar. Tenho certeza de que a senhora ia se divertir muito com as tiradas dele. Quem sabe liberam a senhora em uma dessas sextas-feiras em que ele está conosco, né? Vou adorar sentir a sua presença. Deixo aqui duas fotos de um dos dias de arte com Leon. Eu gostei muito do quadro. E a senhora?


Dia de arte com Leon e vovô BebetoQuadro pintado com guache de mão por Leon

Como tenho mais tempo pra mim agora, voltei a cuidar da saúde. Estou fazendo um tratamento contra aquela bactéria que a senhora teve e acho que papai também - a H Pylori. Descobri na endoscopia. Mas estou bem. Tenho observado, inclusive, que com os cuidados que estou tomando nunca mais tive refluxo. Não fique preocupada, viu? Daqui a dois meses faço outra endoscopia e com certeza estarei livre dessa danada de bactéria. 

Roberto tá bem. Como eu, baba o neto. É muito lindo o amor dos dois. Lembra muito a época em que Kaká era pequeno. Gato continua trabalhador e vai reformando tudo o que precisa na casa. Fui abençoada com um cara tão bacana e companheiro, né? 

Infelizmente não tenho me encontrado com Aninha e Cida, mas vamos fazer um esforço pra conciliar nossas agendas pra ir tomar um cafezinho com torta no shopping. Aninha, que finalmente fez faculdade e agora está fazendo pós-graduação, é muito estudiosa e tem sempre um monte de aula pela internet e trabalhos pra entregar aos professores. Estou muito feliz por ela.

Não sei se a senhora já sabe (acho que sim), que Cida não está trabalhando mais no hospital. Agora ela é tutora de estágios de residentes - enfermeiros e enfermeiras que estão fazendo a parte prática da pós-graduação em unidades de saúde. Estamos bem, como pode ver.

Mariquinha, por favor, avise a todos os meus amores que estão aí nesse lado do caminho com a senhora, principalmente a papai, que logo chegará cartinhas pra eles.

Eu a amo muito, mamãe. Agradeço todos os dias por ter sido recebida como sua filha nesta encarnação. Que a senhora esteja em paz e cuidando do seu fortalecimento espiritual. 

Eu fico por aqui, agora com mais saudade ainda das nossas conversas, do nosso abraço de caranguejo e dos beijinhos nos olhos que dávamos uma na outra.

Com amor e saudade, da sua filha tagarela,

Vanda.


Comentários

  1. Irmã. Muita emoção sempre em ler e/ou escutar suas cartinhas.

    Parabéns por ser assim tão especial.

    Te amamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita,e agora? Qual das irmãs (rss)? De qualquer forma obrigada e um xero.

      Excluir
  2. Emocionante vanda , fala que eu tenho muita saudade dela.

    ResponderExcluir
  3. Tudo muito tocante, Vanda. Deu vontade de pedir que você escreva uma cartinha para alguém de minhas relações que já partiu também. Lembra de Fernanda Montenegro em "Central do Brasil "? Pois é: você aceita encomendas? :)
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceito, amigo. Mas você também pode escrever e eu apenas abro e depois coloco seu texto.

      Excluir
  4. Nossa! como não me emocionar 😥 e sem tristeza, as lágrimas caem! Não sei colocar no papel as emoções com tanta riqueza de detalhes como você faz, mas precisava escrever. Aliás, escrever pra quem escreve tão bem é assutador, rrsss. Parabéns pelo lindo trabalho. Sonho muito com minha mãe, nunca pensei em fazer nem um bilhete, mas quem sabe, com seu projeto, me faz ter coragem? Sucesso nos seus livros. Quero saber o dia do lançamento, vou querer autógrafo viu? Grande beijo prima. Vani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani, tente escrever pra sua mãe ou gravar um áudio. Se não quiser publicar, não publica. É que quando se fala, pela escrita ou de forma oral, sempre, nos conectamos e sentimos o coração aquecido.

      Excluir
  5. Que lindeza, Vanda! É tanto amor nessas palavras para a sua mãe que minha alma ficou aquecida. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pena que vc não conseguiu se identificar.

      Excluir
  6. Gratidão por tanto amor, beleza, simplicidade, delicadeza e humanidades, Vanda! Como me emocionei ao ler essa cartinha! Acho que você traduz sentimentos de todas as pessoas amorosas : as de cá e as de lá. Que bom que a Defensoria Pública que tanto lhe deve por seu talento jornalístico, lhe deu a oportunidade de continuar o seu relacionamento com os corações verdes e, em outra função, permitir que pores do sol aqueça sua vida e embeleze ainda mais a sua convivência familiar. Estou torcendo pelos livros. Nos avise sobre o lançamento. Com carinho e emoção, Marta Almeida. 🎀🎀🎀🎀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marta. Fico feliz que tenha sentido todo o amor aqui contido. Avisarei sim, sobre os lançamentos. Um abraço.

      Excluir
  7. Que lindo, íntimo e tocante este monólogo, Vanda! Boa ideia de revisitação aos entes amados que já se encontram noutra dimensão...😰🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Pena que não consigo identificar seu nome. Em uma próxima visita, opte por comentar com sua conta google ou então na opção Nome/URL. Basta colocar seu nome. Um abraço.

      Excluir
  8. Sua cartas reforçam o que sempre digo: o amor é eterno e precisa mesmo ser alimentado, em manifestações de memórias afetivas tão lindas e leves como as narradas aí. A parte das novidades demonstra quão viva está a relação de vocês e não importa o plano, o coração aproxima qualquer ausência.
    Quero o meu quando for publicado. A Noir é maravilhosa e estou tentando organizar aqui os arquivos pra mandar pro Gonçalo. Bjs Vandinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ao contrário de muitas pessoas que, por uma saudade com dor, preferem fazer de conta que acabou tudo, eu e minhas irmãs alimentamos muito a lembrança dos nossos pais e o amor e saudade, sem dor, que temos deles.
      Organize mesmo seus arquivos e mande pra Gonçalo. Você tem muita coisa a compartilhar. Um xero.

      Excluir
  9. maria helena motta de azevedo7 de outubro de 2022 às 17:50

    Oi Vanda! Que ideia brilhante. O amor e a saudade descritos de forma emocionante... Com certeza sua mãezinha irá plasmar seus livros para tê-los sempre à mão e assim matar a saudade! Fui convidada por minha cunhada querida Marta Almeida para ler suas cartinhas e amei o convite e a leitura! Sucesso pra você. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Helena, muito obrigada pela visita. Que bom que gostou. Aqui coloco minha saudade dos meus amores. Volte sempre.

      Excluir
  10. Muito bom, gostei. Vou acompanhar você. Beijo, abraço em Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. Obrigada por seguir meus monólogos. Darei um abraço em Roberto. Acho que é meu dindo Mel, mas como não aparece seu nome, não tenho certeza. De qualquer forma, um abraço para você.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Caso não saiba a opção de postagem, clique na setinha ao lado de COMENTE AQUI, escolha NOME/URL e preencha só o seu nome, para que eu possa lhe responder.

Postagens mais visitadas